Atualizar o Android do celular ou tablet para a versão mais recente do sistema operacional é importante para manter o aparelho em segurança. E também, claro, para receber novas funcionalidades e mudanças no visual, quando disponíveis.
De modo geral, o processo é o mesmo em aparelhos de diferentes marcas. O que pode mudar é o visual ou a nomenclatura dada a alguma ação, devido às interfaces personalizadas criada por fabricantes como a Samsung, Asus, LG, entre outras.
O AppGeek mostra como é simples realizar o processo e quais cuidados tomar antes de atualizar o Android. Confira!
Como atualizar o Android
De modo geral, quando o celular ou tablet Android recebe uma atualização, é gerada uma notificação para o usuário. Se receber o alerta, basta abrir a mensagem e tocar sobre a opção de atualização.
Se preferir, o usuário pode pesquisar se o update do sistema já está disponível em seu aparelho. Nos dois casos, é importante ter cerca 30% de bateria disponível e estar conectado a uma rede Wi-Fi para fazer o download da atualização.
1. Acesse o app Configurar e role a tela até o final. Em seguida, toque em Sistema;
2. Em seguida, vá em Avançado para visualizar mais opções das configurações do sistema;
3. Agora, toque em Atualização do sistema;
4. Na tela que abrir, serão exibidos a versão do Android, o nível do patch de segurança e a última verificação de atualizações. Para conferir manualmente se há algum upgrade disponível, vá em Verificar atualizações.
O sistema irá checar se há alguma atualização disponível. Caso haja, basta seguir os passos exibidos na tela.
Por que ainda não recebi a versão mais atual do Android?
As atualizações do Android chegam aos usuários de acordo com a marca e o modelo do celular e do tablet. Cada fabricante conta com seu próprio calendário de lançamento da nova versão e as datas podem ser diferentes, dependendo dos dispositivos.
Além disso, smartphones e tablet muito antigos podem não ganhar uma nova versão. Em geral, os aparelhos recebem duas atualizações grandes de sistema. Depois, deixam de obter com a justificativa de incompatibilidade entre as necessidades do sistema operacional e o hardware oferecido.
Quando isso acontece, o usuário não consegue mais baixar edições mais recentes de aplicativos e acaba se expondo a riscos. Afinal, atualizações trazem melhorias e correções de segurança, como já explicamos anteriormente.
Não consigo atualizar o Android. E agora?

Tem uma nova versão do Android disponível, mas não conseguiu atualizar o sistema? O Google lista algumas possibilidades para que isso tenha ocorrido.
Falta de espaço disponível
Nesse caso, o sistema emite a mensagem Não há espaço suficiente disponível. Para conseguir realizar o download, precisará realizar algumas medidas para obter mais espaço de armazenamento.
Você pode excluir apps que não usa e arquivos duplicados, bem como conferir itens inúteis a pasta Downloads. Outra possibilidade é limpar o cache dos aplicativos e excluir as mídias do WhatsApp.
Download interrompido
Se, por algum motivo, o download da nova versão do Android for interrompido, o sistema tentará realizar o download novamente outras vezes. A cada tentativa, você receberá uma mensagem solicitando autorização para prosseguir com o procedimento. Abra a mensagem e confirme a atualização.
Por que devo atualizar o Android?
Periodicamente, o Google libera pequenas atualizações de segurança, responsáveis por executar pequenos reparos. Elas costumam corrigir vulnerabilidades e erros e adicionar novas funções básicas a apps nativos.
Anualmente, o Android recebe uma atualização mais robusta, à qual é atribuído um novo nome. Já foram lançadas versões chamadas Kit Kat, Oreo, Lollipop, entre outras. A versão atual é chamada Android 13.
Além de oferecer melhorias de segurança e privacidade mais relevantes, podem disponibilizar nova interface e funcionalidades. Como, por exemplo, o aprimoramento da navegação do sistema por gestos, novos recursos de visualização e edição de imagens, entre outros.
AppGeek recomenda