O Google Chrome não abre e, por isso, não consegue carregar nenhuma página da internet? Reunimos 8 dicas que podem ajudar a resolver o problema e permitir que volte a usar o navegador novamente. Confira!
1. Confira se o Chrome já está aberto
Em alguns casos, usuários pensam que não conseguem abrir o Chrome, quando, na realidade, o navegador já está aberto e rodando em segundo plano. A solução é encerrar o programa através do Gerenciador de Tarefas do Windows.
1. Pressione, ao mesmo tempo, as teclas Ctrl +Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas;
2. Na abra Processos, veja se, abaixo da seção Aplicativos, encontra o Google Chrome. Se achá-lo, clique sobre ele e vá em Finalizar tarefa.
Em seguida, tente abrir o navegador novamente.
2. Reinicie o PC
Apesar de parecer banal, a sugestão é feita pelo próprio Google. Ao reiniciar o computador, o sistema encerra processos ou programas que podem estar causando a dificuldade de abrir o Chrome.
Se a causa for mesmo essa, quando o PC for ligado, abra o navegador como o faz novamente e ele irá funcionar.
3. Renomeie e crie um novo atalho para o Chrome
A dica a seguir é válida caso o atalho do navegador esteja corrompido e seja o responsável pelo problema.
1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do atalho do Chrome e vá em Abrir local do arquivo;
- Se preferir, cole o seguinte texto na barra de endereços de uma pasta do Windows: C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application e aperte a tecla Enter para chegar ao mesmo caminho.
2. Você encontrará um arquivo chamado Chrome ou Chrome.exe. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e, no menu que abrir, opte por Renomear;
3. Dê um novo nome ao arquivo, como Chrome2, Chrome_atalho ou como preferir;
4. Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone renomeado e vá em Enviar para → Área de Trabalho (criar atalho);
5. Se tiver outro atalho do Chrome na Área de Trabalho ou na barra de tarefas precisará excluí-lo;
- Área de trabalho: clique com botão direito do mouse sobre o ícone do navegador → Opte por Excluir.
- Barra de tarefas: clique com botão direito do mouse sobre o ícone do navegador → Vá em Desafixar da barra de tarefas.
6. Agora, deverá nomear o atalho Chrome2 como Chrome novamente. Lembre-se: clique com o botão direito do mouse e opte por Renomear;
7. Abra o Chrome através do novo atalho, com um clique duplo sobre o ícone.
Se o impedimento estiver sendo causado por causa de um atalho corrompido, esses simples passos resolverão o seu problema.
4. Desative o antivírus temporariamente
Algumas vezes, o antivírus instalado em seu computador entende, por engano, que certos programas são ameaças. Com isso, impede os usuários que os abram, para evitar colocar o PC em risco.
Pode ser que o seu software de segurança esteja bloqueando o Chrome. Por isso, faça um teste, desativando o antivírus temporariamente. Em alguns casos, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do antivírus na barra de tarefas e optar por Desativar ou algo semelhante.
Depois, tente abrir o navegador e veja se ele funciona. Caso volte a operar normalmente, você deverá incluir o Chrome como exceção no Firewall. Assim, evitará que o problema ocorra novamente.
Para isso, siga o caminho:
1. Na barra de pesquisas do Windows, digite firewall e clique sobre a opção Windows Firewall ou Windows Defender Firewall;
2. Na janela que abrir, clique em Permitir um aplicativo ou recurso através do Windows Defender Firewall;
3. Agora, vá em Alterar configurações;
4. Clique em Permitir outro aplicativo;
5. Clique em Procurar e, na caixa que abrir, siga o caminho: Este computador → OS (C:) → Arquivos de programas → Google → Chrome;
6. Dê um duplo clique sobre o ícone do Chrome;
7. Agora, vá em Adicionar;
8. Se não estiver marcado, marque a caixinha referente à coluna Privada;
9. Clique em OK para finalizar o processo.
5. Corrija o arquivo Chrome.dll
Vários usuários que não conseguem abrir o Chrome recebem mensagens alertando que o arquivo chrome.dll não foi encontrado ou está corrompido. Para resolver o inconveniente, pode recorrer à ferramenta do Windows System File Checker, que procura por arquivos problemáticos e os corrige automaticamente.
1. Digite cmd na barra de pesquisas do Windows;
2. No resultado, clique com o botão direito sobre Prompt de Comando e opte por Executar como Administrador;
3. Copie o texto abaixo, cole na janela que abrir e pressione a tecla Enter:
- sfc /scannow
4. Aguarde até que o escaneamento seja concluído, o que deve levar cerca de 10 minutos, e reinicie o computador.
Quando o PC ligar, abra o Chrome. Se o erro estiver for relacionado à corrupção no arquivo dll seu problema terá sido resolvido.
6. Desative a opção de ocultar automaticamente a barra de tarefas
Segundo o site de tecnologia Guiding Tech, vários usuários do Windows 10 reportaram terem tido problemas para abrir o Chrome após ativarem a opção para ocultar a barra de tarefas do Windows automaticamente. A funcionalidade esconde a barra enquanto essa não está sendo utilizada.
Apesar de não se saber qual a relação do recurso com a dificuldade de usar o navegador, vale checar se você também está sendo afetado. Para desativar a função, clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e opte por Configurações da Barra de Tarefas.
Na janela que abrir, desative a chave relativa à opção Ocultar automaticamente a barra de tarefas no modo Área de Trabalho. Reinicie o PC e tente abrir o Chrome novamente.
7. Use o Chrome Cleanup Tool
O Google Chrome tem uma ferramenta integrada capaz de encontrar e remover softwares indesejados que possam estar prejudicando a performance do navegador. No modo anônimo, as extensões do programa são desativados.
Portanto, se o problema estiver sendo causado por um plugin, é possível acessar a uma janela anônima para usar o recurso. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Chrome e, em seguida, vá em Nova janela anônima.
Copie o texto abaixo, cole na barra de endereços e aperte a tecla Enter:
- chrome://settings/cleanup
Ao abrir a ferramenta, vá em Buscar, ao lado da opção Encontrar software nocivo. O app identificará e eliminará a extensão causadora do transtorno, caso esse seja mesmo o motivo.
8. Desinstale e reinstale o Chrome
Se as dicas acima não resolverem, a solução será desinstalar o navegador. Segundo o Google, o processo pode corrigir problemas que impedem o Chrome de abrir.
Para desinstalar, digite remover programas na barra de pesquisas do Windows. Clique sobre a opção Adicionar e remover programas que aparecerá nos resultados.
Role a janela que abrir até visualizar o Google Chrome. Clique sobre ele e, seguida, vá em Desinstalar. Confirme em Desinstalar novamente.
Para reinstalar, abra outro navegador, acesse o site do Chrome e vá em Fazer download do Chrome.
AppGeek recomenda: