Os apps de controle financeiro pessoal ajudam a organizar as suas economias de maneira mais eficiente. Esses gestores permitem visualizar facilmente para onde vão as despesas e criam alertas para que não esqueça de pagar as contas.
Assim, fica mais fácil saber para onde o dinheiro está indo e descobrir como evitar gastos em excesso. O usuário pode ainda estabelecer metas, criar alerta de contas a pagar e checar relatórios personalizados.
Para auxiliar na gestão das despesas, reunimos os melhores apps para controle financeiro pessoal.
1. Mobills
O Mobills busca ser um suporte para o usuário, acompanhando-o na tarefa de manter suas finanças organizadas. O app permite registrar gastos e ganhos, além de controlar as despesas e as receitas através de gráficos e relatórios de simples compreensão.
Também é possível criar categorias para planejar suas metas, organizando separadamente economias da família e pessoais. Já com o controle de cartões de crédito, pode estipular um limite e programar lembretes para avisar se esse valor for ultrapassado.
2. Organizze
O Organizze ajuda a controlar as suas finanças em poucos cliques. É possível incluir informações sobre suas movimentações na conta-corrente, cartão de crédito, poupança e até mesmo de sua carteira. O app disponibiliza o acesso a múltiplas contas com saldo consolidado, sem coletar dados bancários.
Além de uma visão geral de despesas e receita, gera relatórios e dispõe de espaço para estipular metas financeiras. O usuário pode ainda criar alerta para se lembrar sempre das contas a pagar e receber.
3. GuiaBolso
O GuiaBolso começou como um simples app de controle financeiro, mas, hoje, reúne uma série de serviços adicionais. Uma das vantagens está na possibilidade de acessar os dados de contas de diferentes bancos no mesmo lugar. Assim, fica mais fácil de visualizar gastos e receitas totais e fazer um planejamento integrado.
Os consumos e ganhos são categorizados automaticamente. Além disso, a plataforma envia análises e dicas personalizadas para gerir o seu dinheiro de acordo com o seu perfil. No que diz respeito aos recursos extras, o usuário pode conferir se o CPF está “sujo”, simular empréstimos, pagar contas e fazer transferências.
4. Minhas Finanças
O Minhas Finanças se destaca pela quantidade de recursos disponíveis e a capacidade de integração com os serviços bancários. É possível gerenciar as movimentações de conta-corrente, cartão de crédito, rendas informais e qualquer despesa ou receita.
Tudo pode ser visualizado através de gráficos, estatísticas e calendário. O app é capaz de importar mensagens de SMS enviados pelo banco e inserir o consumo automaticamente em seu planejamento financeiro.
As despesas podem ser categorizadas e subcategorizadas e os dados salvos no Google Docs. Notificações para o pagamento de contas ou ao atingir o limite de gastos estipulados também podem ser criadas.
- Minhas Finanças (grátis, com compras no app): Android
5. Minhas Economias
O Minhas Economias permite fazer o gerenciamento financeiro de contas de diversos bancos. É possível incluir os gastos feitos nos cartões de crédito, investimentos, financiamentos, aposentadoria, entre outras despesas mensais. Sempre que fizer uma compra ou pagar uma conta, por exemplo, basta atualizar a planilha.
O app disponibiliza ainda gráficos para acompanhar suas finanças e alerta sobre datas de pagamento. Se quiser, pode estipular um limite de gastos e ser avisado pelo serviço quando atingi-lo. Também consegue estabelecer metas para serem atingidas e acessar seus dados de qualquer lugar através do site da plataforma.
6. Gestor de despesas
O Gestor de Despesas promete "qualidade, simplicidade e facilidade de utilização". Para isso, oferece calendário com visão geral de despesas e rendimentos, além da divisão dos gastos por categorias personalizáveis.
Para ajudar na visualização, gera gráficos interativos e permite anexar imagens para que identifique melhor a compra. O app oferece ainda calculadora integrada e a possibilidade de criar lembretes de pagamentos.
7. Fudget
A proposta do Fudget é de administrar suas finanças de um jeito simples e prático. O app cria listas de despesas e receitas para diferentes orçamentos. No mensal, é possível anotar gastos como aluguel, serviço de telefonia, supermercado, entre outros.
Mas se quiser guardar dinheiro para uma viagem, basta criar um específico para a atividade.
A versão paga do Fudget disponibiliza recursos como a opção de salvar seus dados no Dropbox, calculadora e temas para personalizar a aparência do aplicativo.
8. Money Lover
O Money Lover permite criar orçamentos, gerir despesas e manter o controle de poupanças e faturas. É possível criar metas e programar notificações para quando um orçamento for ultrapassado ou lembrá-lo do pagamento de uma conta.
O usuário pode ainda categorizar seus gastos e conferir todos os dados em gráficos intuitivos. As informações podem ser salvas no Dropbox, compartilhadas com amigos e família e acessadas online de qualquer lugar.
9. CoinKeeper
O CoinKeeper oferece recursos para organizar suas finanças de forma prática e rápida. O app possibilita mapear gastos e receitas, montar orçamentos e estabelecer metas.
O serviço gera gráficos com sua consumação, divide as despesas por categorias e permite criar lembretes para pagar contas. O usuário conta ainda com uma calculadora integrada e a opção de baixar os dados como planilha (.csv).