10 melhores apps e sites para criar avatar realista de graça


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Para criar um avatar realista não é preciso saber desenhar nem mexer em programas de edição. Alguns sites e apps permitem fazer personagens em 3D, nos mínimos detalhes, de graça.

O AppGeek reuniu as 10 melhores opções para criar um avatar igual a você. As ferramentas podem ser usadas online (pelo navegador) ou por aplicativo para celular.

1. Ready Player Me

Ferramentas do site de criação de avatar Ready PlayerMe

O Ready Player Me se destaca por criar avatares de rosto ou de corpo inteiro a partir de uma foto. O serviço utiliza as características físicas da pessoa para dar origem ao personagem em 3D.

O usuário consegue alterar detalhes como tom de pele, vestimenta, cor e tamanho do cabelo. Ao finalizar, é possível adicionar o avatar a serviços de metaverso, baixar a imagem ou copiar o link para compartilhar onde quiser.

  • Ready Player Me (grátis): Web

2. Character Creator

Ferramentas para criar avatar através do site Character Creator

O Character Creator permite criar avatares com riqueza de detalhes. O site oferece opções de personalização específicas para diferentes partes do corpo, como rosto, pernas, torso e até mesmo os pés.

É possível escolher o formato das orelhas e do nariz ou incluir tatuagens, por exemplo. O tamanho das unhas, o tipo da roupa íntima e até o cinto podem ser definidos. A imagem deve ser salva em PNG ou SVG, com o avatar de corpo inteiro, da cintura para cima ou somente o rosto.

  • Character Creator (grátis): Web

3. MojiPop

Caricatura feita com o serviço MojiPop

O MojiPop transforma sua foto em uma caricatura. Diferente dos exemplos acima, aqui os gráficos não são realistas, mas, sim, os traços. É praticamente impossível a pessoa não se reconhecer no resultado gerado.

Basta fazer o upload de uma imagem e, depois, escolher características como penteado, formato do rosto e acessórios. O passo seguinte é inserir o seu rosto em uma das dezenas de cenas incomuns. É possível se ver no meio da floresta, desenhando, abraçando uma vaca ou viajando por aí.

4. faceMaker

Ferramentas do jogo Facemaker

O faceMaker é uma espécie de jogo no qual deve montar um rosto de acordo com uma característica dada. Com gráficos em 3D impressionantes, os personagens podem ser customizados nos mínimos detalhes.

Somente no que diz respeito ao nariz, é possível alterar a ponte, largura, formato e tamanho. Após cumprir os 6 objetivos, o usuário consegue baixar, renderizar e compartilhar os modelos criados.

Por fazer parte de um estudo da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, é preciso responder a um breve questionário em inglês antes de começar a jogar.

  • faceMaker (grátis): Web

5. Voki

Avatar criado com o site Voki

O Voki cria avatares capazes de falar o que você quiser. Desenvolvida para aumentar o engajamento em aulas e atividades educativas, a plataforma também pode ser usada para fins recreativos.

Apesar de ser mais difícil criar um personagem fiel usuário, os bonecos são bastante realistas e oferecem várias opções de personalização. Montado o avatar, o criador deve digitar, falar ou fazer um upload de um arquivo de áudio. Ao dar play, verá a criação dizendo o texto enviado.

O resultado pode ser compartilhado através de um link.

  • Voki (grátis): Web

6. IMVU

Avatar criado com a rede social IMVU

O IMVU é uma espécie de rede social na qual as pessoas se conhecem e se comunicam através de seus avatares. Os gráficos em 3D impressionam por serem bastante realistas e a plataforma é rica em recursos para a criação dos personagens.

São várias as opções de características físicas disponíveis. No quesito roupas e acessórios não é diferente, com uma grande variedade de peças para todos os gostos. Além de aproveitar as ferramentas sociais do serviço, o usuário pode alterar o visual do avatar sempre que quiser.

7. ToonMe

Imagem de divulgaçao do app ToonMe

O app ToonMe cria uma versão perfeita no estilo desenho animado de qualquer pessoa em poucos passos. Basta selecionar uma foto da galeria e deixar o programa fazer o trabalho.

O usuário pode escolher o tipo de ilustração que prefere, como digital, analógico ou caricatura, por exemplo. Depois, é só baixar a imagem no celular em HD. O aplicativo também permite criar figurinhas para o WhatsApp com o seu avatar.

8. Comica

Imagem de divulgação do app Comica

O Comica utiliza a foto do usuário para criar um avatar realista em versão desenho. São diversos os estilos disponíveis: cartoon, HQ, selo, pop art, entre outros. Se quiser dar um tom de humor, pode ainda aplicar distorções no rosto, dando aquele ar de caricatura.

O serviço permite desenhar à mão sobre a imagem, inserir balões de texto e adesivos comuns em histórias em quadrinhos. O resultado pode ser baixado no celular ou compartilhado através de outros apps.

9. Avatoon

Imagem de divulgação do app Avatoon

No Avatoon, o usuário deve definir manualmente as características físicas, como cor de cabelo, olhos e sobrancelhas, formato do nariz, rosto e boca. Depois, poderá vestir o avatar em seu estilo preferido, assim como incluir acessórios e maquiagem.

É possível alterar também o cenário e a posição do personagem. O app conta ainda com uma pegada social, onde participa de missões e desafios e pode votar e nas participações de outros usuários.

Quanto mais ativo for, mais moedas ganha para personalizar a sua criação.

10. Zepeto

Imagem de divulgação do app Zepeto

Mais do que um criador de avatar, o Zepeto permite montar um universo virtual para o personagem. O avatar pode ser feito a partir de uma selfie tirada na hora ou da galeria do smartphone.

Não faltam opções de personalização. O usuário pode escolher o tamanho e formato do corpo, características do rosto, roupas e acessórios. Vários dos itens são pagos, mas é possível conquistar moedas e diamantes virtuais em games, testes e interações com outros usuários.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.