Os editores de PDF permitem alterar arquivos no formato. Seja reformulando o conteúdo de texto, inserindo imagens ou até mesmo incluindo notas e anotações. O AppGeek reuniu as 10 melhores soluções gratuitas para editar PDF, online ou para baixar no PC.
As opções online não ocupam espaço no computador e podem ser acessadas de qualquer dispositivo com internet. Já as versões para desktop oferecem mais recursos e garantem a edição dos documentos mesmo quando não há acesso à rede Wi-Fi ou pacote de dados móveis.
Online
1. SmallPDF
O editor de PDF do SmallPDF não permite alterar o texto do arquivo, mas conta com um recurso com o qual é possível cobrir partes indesejadas. Depois, é só usar a ferramenta de inserção de texto e escrever por cima o que quiser.
O app online dispõe ainda de funções como marcador à mão livre e padrão, bem como a inclusão de imagens e formas. Se precisar alterar um trecho muito grande do conteúdo, uma boa opção pode ser recorrer ao conversor de PDF para Word do serviço.
O resultado pode ser salvo no dispositivo ou no Dropbox, compartilhar por e-mail ou por link ou mesmo imprimir em um clique.
2. Sejda
O Sejda é um dos grandes destaques da lista por permitir editar o texto existente no documento. Mas não apenas por isso. O serviço permite assinar o arquivo virtualmente. Basta escolher uma fonte que se assemelha à letra cursiva, assinar à mão livre ou usar uma imagem com a firma
Há ainda ferramenta para a criação de formulários interativos e inclusão de novas páginas em um clique. Também é possível inserir links, imagens e formas. Já no quesito anotações, dispõe de recursos de destaque, sublinhar ou riscar o texto, bem como fazer desenhos e notas.
O conteúdo editado pode ser salvo no dispositivo, no Dropbox ou Google Drive.
3. PDFEscape
Apesar de um visual pouco moderno, o PDFEscape é rico em funcionalidades. O serviço não permite a editar o texto original, mas conta com recurso para apagar trechos indesejados e sobrescrever com o conteúdo que precisar.
O aplicativo online dispõe de ferramentas para inserir links, imagens e formas, bem como escrever à mão livre. Para quem gosta de fazer anotações, não faltam opções. É possível criar de notas adesivas, destacar partes do texto, riscar ou sublinhar.
O usuário tem ainda a liberdade de alterar a ordem ou remover páginas do arquivo. Precisa de apenas um trecho do documento? Pode então cortar a parte específica e salvar. O conteúdo pode ser salvo na nuvem do próprio serviço, caso opte por fazer login ou baixado no dispositivo.
4. iLovePDF
O editor do iLovePDF permite adicionar texto, imagens, formas e anotações à mão livre ao arquivo. Apesar de não deixar editar o conteúdo existente, a ferramenta de texto insere um fundo branco por detrás da fonte. Isso permite esconder o que há embaixo.
Se quiser somente apagar algum trecho, basta usar a funcionalidade de formas com a cor do fundo do documento. As ações aparecem todas listadas em um histórico no lado direito da tela. Caso se arrependa de alguma, clique sobre o ícone de lixeira ao lado dela.
O material pode ser baixado no dispositivo, compartilhado por link ou salvo no Google Drive ou Dropbox.
5. DocHub
O DocHub pode não ser a opção mais prática, uma vez que exige o login do usuário e dispõe de um painel de controle com outras ferramentas. No entanto, o editor é fácil de usar e permite convidar outras pessoas para editarem o arquivo coletivamente. Some a isso ao recurso de inserir assinatura.
A ferramenta possibilita que todos os participantes assinem o documento virtualmente. Os usuários podem assinar na hora (no PC ou no celular) ou usar uma imagem com a firma.
No que diz respeito à edição propriamente dita, o serviço permite inserir texto, cobrir trechos indesejados, desenhar à mão livre e fazer destaque. O resultado pode ser salvo no PC ou no Google Classroom, Drive, Dropbox e Onedrive.
6. PDFCandy
O editor do PDFCandy é o mais simples da nossa lista. Mas pode ser o suficiente para quem deseja fazer alterações básicas. O serviço permite apagar trechos, inserir texto bem como destacar o que considerar interessante.
Há ainda ferramenta para rasurar informações, ideal para correções de trabalhos online. O resultado pode ser salvo no dispositivo, no Google Drive ou no Dropbox.
Desktop
7. Word
É verdade que o Word não e gratuito. Mas é bastante provável que quem tenha um PC com o Windows tenha o pacote Office instalado na máquina e não precisará pagar nada além para usar. As versões 2019, 2016 e 2013 do programa convertem documentos em PDF em .Doc, tornando-os totalmente editáveis.
Para isso, vá em Arquivo → Abrir → Computador. Clique em Procurar para encontrar a pasta na qual o documento está salvo. Na janela que abrir, vá no menu ao lado de Nome de arquivo e selecione a opção PDF Files. Assim, serão exibidos somente arquivos nesse formato.
Selecione o PDF que deseja editar e vá em Abrir. Em seguida, o Word avisará que o arquivo será convertido de PDF para um Word editável e que, se tiver muitos conteúdos gráficos, o resultado pode não ser fiel ao original. Clique em OK.
8. PDF-XChange Editor
O PDF-XChange Editor oferece uma versão de testes com recursos limitados, mas que pode ser útil para quem não precisa realizar grandes edições. O programa permite editar o texto facilmente, como se estivesse usando um editor de comum.
Também é possível inserir notas adesivas e assim como rasurar e sublinhar parte do conteúdo. O aplicativo dispõe ainda de ferramentas para girar e numerar as páginas, incluir imagens e formas, entre outras opções.
- PDF-XChange Editor (grátis): Windows
9. Inkskape
Apesar de ser conhecido como um editor de imagem, o Inkscape é uma boa opção para editar arquivos em PDF. Antes de abri-lo, o programa solicita autorização para mudar a fonte do documento. Assim, se quiser alterar o conteúdo textual, não correrá o risco de ficar com dois tipos de letras diferentes.
Além de incluir ou remover trechos do texto facilmente, o aplicativo permite inserir diagramas e formas. Também é possível fazer desenhos à mão livre com diversos tipos de pontas.
- Inkscape (grátis): Windows | masOS | Linux
10. Filestar
O Filestar é, na realidade, um conversor de PDF em diferentes formatos. Entre eles, o Doc e o Docx, que tornam o documento editável. Após a conversão, basta abrir em um editor de texto compatível, como o Word ou o Docs do Google Drive e fazer as alterações desejadas.
A versão gratuita do programa garante 10 conversões por mês. Se quiser mais do que isso, é necessário assinar o pacote pago do app.
- Filestar (grátis): Windows | macOS
Por que salvar arquivos em PDF?
O Portable Document Format ou PDF é uma boa opção para quer que seu arquivo seja aberto sem desconfigurar em qualquer computador. O documento mantém a qualidade e o aspecto, independente do sistema operacional em que for acessado.
Quando lançado, em 1992, o PDF tornou-se sinônimo de segurança, por não permitir alterações no conteúdo. Atualmente, como mostramos acima, há diversos recursos para editá-lo. No entanto, continua sendo mais trabalhoso do que em arquivos em formatos editáveis.
Além disso, atualmente, é possível proteger documentos em PDF com senha. O acesso é liberado somente para aqueles que têm o código de segurança.
AppGeek recomenda: