Os editores de texto online oferecem ferramentas para escrever sem precisar baixar nada no computador. Além dos principais recursos de edição, muitos ainda reúnem funcionalidades extras.
Entre elas, a produção colaborativa de conteúdos, salvamento automático e acesso dos documentos em qualquer lugar com internet. Se é o que procura, nossa lista o ajudará, ao reunir os 8 melhores editores de texto online grátis.
Word Online
O bom e velho editor de texto da Microsoft ganhou uma versão online e gratuita. O webapp reúne os principais recursos disponíveis no programa pago. Entre eles, a grande variedade de fontes, opção de inserir tabelas e comentários e incluir cabeçalho e notas de rodapé.
Também é possível definir facilmente as margens, mudar a orientação do documento ou criar sumários. Isso sem falar na confiável ferramenta de revisão ortográfica. A alternativa para web do software permite a edição de um mesmo arquivo por várias pessoas simultaneamente.
O conteúdo é salvo automaticamente na nuvem, em sua conta do OneDrive. No entanto, é possível baixar o trabalho no PC como DOC, PDF e ODT.
- Word Online (grátis, mas oferece versão paga): Web
Google Docs
O Documentos, também conhecido como Google Docs, é um dos apps de edição online mais completos da internet. Além de formatar o texto, permite inserir imagens e tabelas, efetuar equações matemáticas, hiperlinks, entre outras opções.
O serviço se destaca também pelo recurso de edição colaborativa e pelos complementos disponíveis. Esses plugins adicionam funcionalidades extras ao editor. Por exemplo, é possível ter um buscador de GIFs integrado ou enviar e-mails para a lista de contatos sem sair do arquivo.
Todo o conteúdo é salvo automaticamente na nuvem. Se quiser, o usuário pode baixar o documento no computador, nos formatos DOCX, PDF, ePUB, entre outros.
- Documentos Google (grátis): Web
Zoho Writer
O Zoho Writer é um editor de texto poderoso, cheio de recursos diferenciados. O serviço conta com modos de leitura noturno e foco, que permite concentrar-se apenas no parágrafo em que está trabalhando.
É possível ainda bloquear a edição de trechos e ocultar dados confidenciais em documentos colaborativos. Se não quiser que mais nenhuma alteração seja feita, basta marcar o trabalho como finalizado. A solução também pode ser usada por programadores para editar códigos.
Todas as alterações são salvas automaticamente na nuvem. O serviço oferece ainda a opção de compartilhar o arquivo por e-mail, publicar no Wordpress e Blogger ou baixar no PC, como DOC, PDF, entre outros formatos.
- Zoho Writer (grátis): Web
Dropbox Paper
O Paper é o editor de texto online gratuito do Dropbox. Para usá-lo, não é preciso ser assinante do serviço de armazenamento na nuvem, podendo usar seus dados de usuário do Google.
A ferramenta não oferece muitas opções de personalização de fonte. Seu foco é no trabalho em equipe remoto e na diversidade de templates prontos, que podem ser aplicados a diversas situações no ambiente corporativo.
O webapp tem integração com apps de diferentes tipos de mídia, como Spotify, YouTube, Instagram, Prezi, entre outros. Além disso, conta com o interessante recurso que, em um clique, transforma o documento em uma apresentação.
A solução também pode ser usada por programadores para editar códigos.
- Dropbox Paper (grátis): Web
Hemingway App
O Hemingway App é uma boa alternativa a quem precisa escrever textos em inglês. O serviço não oferece muitas opções de formatação nem ferramentas para inserir imagens ou conteúdos além do texto. Mas avalia a qualidade do conteúdo enquanto está sendo escrito.
A plataforma informa sobre o grau de legibilidade e indica as frases difíceis e muito difíceis de ler, e aquelas consideradas simples demais. Também contabiliza o uso de advérbios e da voz passiva, cujo uso em excesso não é recomendado.
Não há a opção de salvar o conteúdo. No entanto, é possível copiar e colar sem perder a formatação em outros editores apresentados nesta lista.
- Hemingway App (grátis): Web
HTMLed.it
O HTMLed.it é um editor que permite transformar qualquer documento em formato HTML. Ou o contrário: simular o conteúdo antes de publicar o HTML em um site.
Afinal, todas as alterações feitas no editor de texto aparecem na janela ao lado em tempo real. É possível inserir imagens e vídeos, formatar texto, usar hiperlinks, entre outras opções.
Já o editor de HTML conta com uma ferramenta de limpeza em massa que exclui tags vazias e com espaços vazios, além de remover atributos class e id. O usuário pode ainda optar pelo modo de visualização do conteúdo, como vista em árvore ou comprimido.
- HTMLed.it (grátis): Web
Online Text Editor (Small SEO Tools)
O editor de texto online do site Small SEO Tools por si só já é repleto de recursos. É possível alterar a fonte, incluir tabelas e imagens, inserir botões, enquetes e caixas de listagem, entre outras opções.
O serviço conta com integração com outras ferramentas da página, como checagem de plágio e gerador de paráfrases. Esse último, reorganiza textos existentes, de modo a transformá-lo em algo inédito. De todo modo, vale lembrar que plágio é crime.
O Online Text Editor não oferece a opção de salvar o conteúdo online, mas permite guardá-lo em PDF, ao clicar no ícone da impressora.
- Online Text Editor (grátis) Web
MyTextArea
O MyTextArea é a ferramenta mais simples desta lista. E esse é mesmo o seu objetivo. O serviço oferece uma folha em branco, a quem deseja apenas sentar e digitar o que vier à cabeça.
Isso significa que não há opção de formatar o texto, nem de inclusão de recursos não textuais.
As poucas ferramentas disponíveis são para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte e salvar as alterações realizadas na nuvem.
Há ainda um contador de palavras e caracteres e um botão para fazer o download do conteúdo em formato TXT.
- MyTextArea (grátis): Web
AppGeek recomenda: