7 ferramentas e aplicativos para ganhar seguidores no Twitter


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ganhar seguidores no Twitter exige dedicação. Para chamar a atenção na rede social, é preciso postar com frequência, ficar por dentro dos temas que estão em alta e interagir com outros usuários.

Para ajudar a alcançar novos followers, reunimos 7 ferramentas que farão toda a diferença. Há opções que exibem métricas com dados de seu perfil, as melhores hashtags a serem usadas, a quem seguir e muito mais.

Crowdfire

Ferramenta do site de gerenciamento do Twitter Crowdfire

O Crowdfire é um gestor de redes sociais que vai além dos tradicionais serviços de agendamento de posts e análise de dados sobre sua conta. O programa também ajuda a planejar os conteúdos de seus tweets.

É feita uma curadoria de artigos na internet com base em seus interesses, sendo possível filtrar por sites, tópicos relevantes e, inclusive, por imagens. Há ainda indicação de hashtags personalizadas. Com todas as essas dicas, ficará mais fácil alcançar o seu público-alvo.

Twitter Analytics

Ferramenta de análise de tweets Twitter Analytics

O Twitter Analyticsé uma ferramenta de análise dos dados oficial da rede social. O serviço ajuda a entender o tipo de conteúdo que funciona ou não com o seu público, com informações sobre visualizações (impressões) e engajamento.

O site mostra os tweets em destaque, respostas de posts e auxilia quem deseja fazer publicações pagas. Também é possível conferir a quantidade de seguidores novos e perdidos e de visualizações que seu perfil teve no último mês.

  • Twitter Analytics (grátis): Web

tchat.io

Site de exibição de conversas no Twitter por hashtags tchat.io

Um dos fatores fundamentais para ter sucesso em sua conta no Twitter é interagir com outros usuários. Assim, consegue aumentar a visibilidade do perfil, podendo resultar em novos seguidores.

O tchat.io mostra as melhores conversas/threads na rede social para você participar. Basta digitar a hashtag e, através do próprio site, decidir se quer responder, compartilhar, salvar ou dar RT.

  • tchat.io (grátis): Web

Tweepi

Imagem de divulgação do serviço Tweepi

O Tweepi usa inteligência artificial para quem deseja administrar seus perfis no Twitter sem perder muito tempo. O algoritmo indica os melhores usuários para seguir e também aqueles em quem pode dar unfollow.

O sistema sugere ainda tweets para responder, curtir ou retuitar, assim como as hashtags em alta mais relevantes para você. Também é possível monitorar os concorrentes e adicionar novas pessoas através da descrição da Bio ou de palavras usadas em posts.

  • Tweepi (pago): Web

RiteTag

Captura de tela do site de sugestões de hashtags RiteTag

O RiteTag permite ver as hashtags importantes e filtrar por aquelas com potencial para colocar seu perfil em destaque. É possível conferir a quantidade de tweets únicos publicados, o alcance e o número de retweets em uma hora relacionados a cada tag.

O usuário pode ver a porcentagem dos posts que usam a hashtag com links, imagens e marcações de perfis. O serviço ainda sugere hashtags que podem acompanhar a principal para tentar impulsionar ainda mais o seu post.

  • RiteTag (grátis, mas oferece outros serviços pagos) : Web

Twitonomy

Imagem de divulgação da feraamenta de análise de dados do Twitter

O Twitonomy é uma ferramenta de análise de dados que reúne informações relativas ao seu comportamento no Twitter. Há estatísticas sobre média diária de tweets, quantidade de retweets, menções e respostas, assim como de publicações adicionadas como favoritas.

É possível saber ainda com quem mais interage, as hashtags mais usadas e quais foram seus tweets com mais respostas. Descubra também os usuários que você segue, mas não o seguem de volta e vice-versa, e confira os horários em que posta frequentemente.

  • Twitonomy (grátis, mas alguns recursos só estão disponíveis na versão paga): Android | iOS | Web

Mentionmapp

Mapeamento de dados do Twitter feito pelo site Mentionmmap

O Mentionmapp é uma ferramenta gratuita que faz o levantamento de dados dos seus últimos 200 tweets. As informações são exibidas em um mapa dinâmico, com as hashtags mais usadas e as pessoas com quem mais interagiu.

Ao clicar sobre qualquer perfil, também consegue ver o seu mapa. Além disso, é possível conferir sugestões de usuários para seguir de acordo com determinada tag, sempre apresentando um visual graficamente moderno e arrojado.

  • Mentionmapp (grátis): Web

Dicas para ganhar seguidores no Twitter

Gif simula primeiro tweet
Reprodução/Twitter

O próprio Twitter revela que algumas ações simples podem fazer toda a diferença para alcançar a sua audiência a aumentar o número de seguidores organicamente. Confira algumas.

  • Crie tweets periodicamente. Se preferir, organize seus posts com a ajuda de um calendário e de uma ferramenta de agendamento de publicações, como o Crowdfire;
  • Acompanhe as hashtags em alta e não abuse do uso desse recurso. Use no máximo 2 hashtags por tweet.
  • Seja conciso: não precisa usar os 280 caracteres disponíveis. Tente manter apenas uma mensagem por tweet e, se quiser complementar, crie uma thread. No Twitter, menos pode ser mais;
  • Compartilhe fotos, vídeo e GIFs: segundo a própria rede social, 97% dos seus usuários se concentram em recursos visuais;
  • Interaja sempre. Responda e compartilhe tweets, cite outros usuários e faça comentários;
  • Participe de threads abertas que tenham a ver com o seu perfil. Pode usar serviços como o tchat.io.

Comprar seguidores

Ao fazer uma simples busca por ganhar seguidores, facilmente encontramos diversos serviços que prometem milhares de uma só vez. Basta pagar. Na grande maioria dos casos, os perfis que passam a segui-los são falsos.

O que isso significa? Que o número de followers realmente irá crescer, mas esses supostos usuários não irão interagir com o seu conteúdo.

O baixo engajamento fará com que os seus posts sejam considerados pouco relevantes pelos algoritmos e deixarão de chegar a potenciais novos seguidores. Além disso, se a prática for descoberta, é provável que seu perfil seja banido do Twitter.

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Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.