Durante a gravidez, costumam surgir muitas dúvidas e inseguranças que afligem as futuras mamães. No entanto, a tecnologia pode ser usada a favor nesse momento especial. O AppGeek reuniu os melhores apps gratuitos de gravidez para Android e iPhone.
Apesar de auxiliarem para tirar muitas dúvidas, é fundamental lembrar que esses aplicativos não substituem as consultas médicas pré-natal ou visitas a especialistas. Qualquer mudança que considerar suspeita, procure seu médico ou uma emergência imediatamente.
Apps para acompanhar a gravidez semana a semana
Alguns apps ajudam as futuras mamães a acompanharem a evolução da gravidez e do bebê semana a semana. Eles indicam o tamanho aproximado do feto, os possíveis sintomas daquele período, dicas de alimentação e saúde, entre outros.
1. Gravidez+
O Gravidez+ é um aplicativo bastante completo, que busca ajudar as futuras mamães de diferentes formas possíveis. O app informa as mudanças que ocorrem no feto e no corpo da gestante toda semana.
No caso do bebê, além de textos explicativos, o desenvolvimento é ilustrado através de imagens digitais e ultrassom 2D e 3D de crianças na mesma época. O app traz ainda artigos diários sobre saúde, bem-estar, beleza, comportamento, entre outros aspectos dessa fase.
A mãe encontra ainda guias bastante úteis. Eles reúnem dicas sobre alimentação, trabalho de parto, exercícios, amamentação e orientações médicas.
Quem estiver disposto a pagar, pode adicionar ainda as ferramentas Mala do Hospital (uma lista com itens para a mãe, bebê e pai no dia do parto), Contador de Chutes e de Contrações.
O Gravidez+ está disponível para dispositivos Android e iOS.
2. Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter)
O Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter) também leva dicas às gestantes diariamente. O programa ajuda a acompanhar o crescimento do bebê semana a semana, comparando seu tamanho com alimentos.
Também fornece dados sobre o desenvolvimento fetal naquele período e as mudanças físicas e psicológicas que a mãe pode vir a ter. Os informativos diários apresentam temas variados, que vão de alimentação à licença-maternidade, passando pela saúde da grávida e do feto.
O Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter) oferece ainda ferramentas práticas úteis. Em Foto da Barriga, a gestante pode montar um álbum com imagens que registram a evolução da gestação semana a semana. Já com Nomes de bebê, consegue ter ideias de nomes e conferir origem e significado.
Por fim, o item Contração permite que a grávida as contabilize, quando a hora chegar. É possível contar o tempo, bem como o intervalo entre elas.
De acordo com o app, se dentro de uma hora estiver tendo contrações de cinco em cinco minutos e com duração de um minuto cada, pode estar chegando a hora de conhecer a carinha do seu filho.
Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter) está disponível para Android e iOS.
3. Gravidez • Sprout
O Gravidez • Sprout é uma versão mais enxuta dos apps para acompanhar a gravidez semana a semana. O programa mostra ilustrações realistas sobre o desenvolvimento do feto. As imagens trazem textos curtinhos sobre as mudanças no corpinho.
Na seção O Médico diz, disponível no menu lateral, a gestante confere dicas de profissionais sobre situações com as quais pode se deparar naquela semana. Já em Organizador, consegue criar uma agenda de consultas médicas e lista de tarefas.
Tem também à disposição sugestões de itens que deve comprar para a chegada do recém-nascido. Há a opção de marcar aqueles que já foram adquiridos para excluí-los da lista. Outra funcionalidade interessante é a aba Bolsa Maternidade, que ajuda os pais a definirem tudo o que devem levar para o grande momento.
Na seção Ferramentas, a mãe consegue acompanhar a variação dos quilinhos ganhos com o Monitor de peso. Já a aba Contar chutes garante o monitoramento dos movimentos do bebê e acompanhar se não há qualquer alteração em sua atividade dentro da barriga.
Por fim, na aba Contar Contrações, é possível contabilizar a duração, o intervalo e a quantidade de contrações. O recurso ajuda a avaliar se é hora de ir para o hospital.
Gravidez • Sprout está disponível tanto para Android quanto para iOS.
Apps que ajudam a futura mamãe
Além de ajudar a acompanhar a gestação, há apps que auxiliam em outros aspectos da maternidade. Há, por exemplo, comunidades para mães trocarem informações e ajudarem umas às outras. e aplicativos de exercícios próprios para a gravidez.
4. WeMoms
O WeMoms é uma espécie de rede social para mães, grávidas e tentantes compartilharem dúvidas e dicas. Ao baixar o app, é preciso indicar em qual categoria se enquadra e realizar um rápido cadastro (se preferir, com seus dados do Facebook).
O modo de usar é bastante simples. Na tela inicial, estão as mensagens em destaque, que podem ser curtidas e comentadas. Se quiser, também pode adicionar o seu comentário ou dúvida, com foto, tema, localização e hashtag (tudo opcional).
No ícone de uma lupa, a usuária é capaz de pesquisar por posts, grupos, bate-papos e conselhos de especialistas organizados por temas. É possível ainda participar de grupos, adicionar outras mães e encontrar pessoas, eventos e publicações próximos à sua casa.
O WeMoms está disponível para Android e iOS.
5. Música para Gravidez
Especialistas dizem que, a partir de determinado momento da gravidez, os bebês são capazes não apenas de ouvir, mas de reagir a sons do exterior, como músicas. Alguns estudos mostram que a música clássica pode ajudar no desenvolvimento do cérebro do bebê, além de ser relaxante para mamãe.
O app para Android Música para Gravidez traz uma seleção de faixas pensadas em agradar tanto a gestante quanto o pequeno dentro da barriga. Vale testar se o bebê reage a esses novos estímulos musicais!
6. Exercícios físicos na gravidez
A gravidez gera grandes mudanças no corpo da mulher, entre elas o aumento da falta de disposição e a sensação de cansaço constante. Isso acaba as desestimulando de fazer exercícios físicos durante a gestação. No entanto, algumas atividades são pensadas exatamente para as futuras mamães.
Além de fortalecerem grupos musculares importantes para o momento do parto, também podem auxiliar depois que o bebê nascer. Afinal, aquele pacotinho de pouco mais de 3 kg rapidamente ganha peso e é preciso de braços fortes e disposição para carregá-los.
No Android, as gestantes podem recorrer ao Pregnancy Workouts, que além de tonacidade muscular, promete melhoras na qualidade do sono e redução das dores comuns do período.
Já no iOS, o Pregnancy Workouts & Wellness é uma boa opção. O app reúne dicas de atividades físicas, conta com orientações de nutrição e beleza e uma ferramenta de mildfullness para deixar também a cabeça saudável.
7. Treinador Kegel
Os exercícios Kegel são conhecidos por fortalecer o assoalho pélvico e são muito recomendados a mulheres grávidas. A tonificação desses músculos pode fazer toda a diferença na hora do parto. Além disso, podem auxiliar na recuperação pós-parto, bem como evitar problemas como a incontinência urinária.
Com o Treinador Kegel, é possível criar alertas diários para lembrá-lo de fazer os exercícios. Com menos de um minuto por dia, é possível realizar exercícios que farão grande diferença. O nível de dificuldade aumenta de acordo com a prática.
O Treinador Kegel está disponível tanto para Android quanto para iOS.