Limpar a memória RAM pode ser uma solução para melhorar o desempenho de PCs lentos. A memória RAM é um espaço de armazenamento de informações, que atua junto com o processador para acessar mais rapidamente arquivos temporários.
Quanto mais memória tiver, mais programas e arquivos podem ser abertos ao mesmo tempo. Assim como é possível rodar aplicativos pesados com outros itens em execução. Para ajudá-lo, o AppGeek reúne dicas para liberar a memória e melhorar o desempenho do seu PC com Windows.
1. Reinicie o PC
Esta parece uma dica antiquada, mas é recomendada até mesmo pela Microsoft. A fabricante explica que quanto mais programas usados ao mesmo tempo e mais abas abertas em seu navegador, maiores as chances de deixar a máquina mais lenta.
Se isso ocorrer, feche as guias do navegador e aplicativos e veja se há melhora. Caso contrário, reinicie o aparelho. A ação limpa a memória temporária automaticamente.
O site do serviço de suporte de tecnologia Bleuwire recomenda reiniciar o computador regularmente. A dica vale principalmente para pessoas que usam o dispositivo durante muito tempo ao longo do dia.
2. Use o Gerenciador de Tarefas
O Gerenciador de Tarefas do Windows é uma ferramenta que permite conferir se os programas estão consumindo muito de RAM. Use o atalho de teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o recurso. Se parte do conteúdo estiver minimizado, clique em Mais detalhes para visualizar tudo.
Na aba Processos, é possível checar quais programas estão abertos no momento e o quanto de memória cada um deles está consumindo. No nosso caso, o Chrome está exigindo bastante da RAM e fechá-lo ajudaria a tornar o aparelho menos lento.
Se usar o navegador for imprescindível, tente encerrar somente as abas desnecessárias para otimizar o funcionamento. Caso verifique o comportamento anormal de um app, o ideal é que feche e depois exclua o programa do computador.
3. Apps em segundo plano: encerre e desabilite
Aplicativos que rodam em segundo plano são aqueles que não estão sendo efetivamente usados por você no momento, mas, ainda assim, continuam em execução. É o que acontece com softwares como antivírus e drivers, que trabalham sem que o usuário os note.
Se, ao checar os processos no Gerenciador de Tarefas, perceber que um dos apps em segundo plano está comprometendo a RAM, encerre-o. Também é possível gerenciar esses programas nas Configurações do sistema.
Para tal, clique sobre o ícone do Windows na barra de tarefas e, em seguida, em Configurações (⚙️). No Windows 10, vá em Privacidade, role o menu lateral até a opção Permissões de aplicativo e clique em Aplicativos em segundo plano.
No Windows 11, deverá clicar em Aplicativos → Aplicativos e Recursos. Será exibida a lista de todos os programas abertos, incluindo aqueles em segundo plano. Para fechar, basta clicar sobre o ícone de três pontinhos ao lado do nome do software e optar por Opções avançadas.
Role a tela e clique sobre o botão Terminar. Se não quiser mais que o programa seja aberto em segundo plano, vá em Permissões de aplicativos em segundo plano e marque Nunca.
Você provavelmente ficará surpreso com a quantidade de programas autorizados a rodar sem que nem sequer saiba.
4. Aproveite para deletar os programas que não usa
Encontrou algum programa que consuma assustadoramente a RAM do PC e não o quer mais? Aproveite para dar uma conferida na lista de programas instalados. É bastante provável que encontre alguns que nunca use.
Para isso, mais uma vez, acesse as Configurações do sistema (ícone do Windows → ícone de engrenagem (⚙️) e vá em Aplicativos. No Windows 10, role a tela, clique sobre o programa e vá em Desinstalar. Confirme a decisão em Desinstalar novamente.
Já no Windows 11, terá que clicar em Aplicativos e Recursos e, em seguida, sobre o ícone de três pontinhos ao lado dos nomes dos programas para visualizar a opção Desinstalar.
5. Exclua arquivos temporários
Arquivos temporários são aquelas informações acessadas recentemente ou com certa frequência e guardadas em cache. O objetivo é tornar seu acesso mais rápido no futuro. A realidade é que muitos desses dados n]ao serão utilizados novamente.
Caso precise usá-los, basta fazer o download de novo. O único inconveniente é que, quando isso for feito, levará mais tempo do que se já estivesse armazenado no HD.
Mas se o seu foco é resolver a lentidão do PC, limpar os arquivos temporários pode funcionar como medida paliativa. Para isso, acesse a página de Configurações, opte por Sistema e, depois, por Armazenamento.
Então, clique sobre Arquivos temporários e aguarde a verificação. Mantenha marcados os itens que deseja apagar e vá em Remover arquivos.
Se quiser, ative o Sensor de armazenamento, na seção de Armazenamento. A ferramenta pode eliminar arquivos temporários e itens da lixeira após determinado tempo. Para escolher o intervalo, clique em Configurar Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora, no Windows 10, e sobre Sensor de armazenamento, no Windows 11.
6. Desabilite a inicialização automática de programas
Há uma série de programas configurados para abrirem assim que o computador é ligado. O recurso pode ser interessante no caso de aplicativos usados com frequência. Caso contrário, serve apenas para consumir a memória RAM e tornar o processo de inicialização do sistema mais lento.
Para impedir que esses softwares abram automaticamente, abra o Gerenciador de Tarefas através do atalho Ctrl + Shift + Esc. Clique, então, na aba Inicializar.
Os programas que são iniciados com o computador aparecem listados como Habilitados ou Ativados. Para desativar, clique sobre o software na lista e, depois, em Desabilitar ou Desativar, no canto inferior direito da janela.
A Microsoft alerta que, se cancelar a inicialização automática de um programa e ela continuar ocorrendo, é possível que sua máquina esteja infectada com algum vírus ou malware. O que nos leva à próxima dica.
7. Faça uma varredura contra vírus e malwares
Mesmo que nenhum programa tenha se comportado mal após cancelar a sua inicialização automática, faça a varredura com o antivírus de sua preferência. Softwares maliciosos costumam drenar recursos da máquina, entre eles, espaço a memória RAM.
8. Menos efeitos visuais, mais desempenho
A própria Microsoft recomenda ajustar os efeitos visuais do Windows. Principalmente se seu computador tiver pouca memória RAM disponível. A plataforma conta com uma série de animações e efeitos que podem “usar recursos adicionais do sistema e diminuir o desempenho do computador”.
Como essas firulas não são imprescindíveis, desativá-las é uma boa opção para ganhar em performance. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite Aparência e clique em Ajustar a aparência e o desempenho do Windows.
Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter melhor desempenho. Confirme sua escolha em Aplicar.
9. Recorra ao ReadyBoost
O ReadyBoost é um recurso do Windows que promete acelerar o PC ao transformar um pen drive ou cartão SD em um "cache" do HD. Vale destacar que a funcionalidade é indicada apenas se o PC estiver sem RAM o suficiente. Afinal, a resposta da memória é mais rápida do que a do acessório.
Para obter um melhor desempenho é recomendável formatar o pen drive, apagando todos os dados. Além disso, se o seu computador for muito rápido e o ReadyBoost não for gerar nenhum benefício, o Windows não permitirá que realize o procedimento.
1. Insira o pen drive ou o cartão SD no PC;
2. Aperte as teclas Windows (com o logo do sistema) e E ao mesmo tempo, para abrir o Explorador de arquivos;
3. Então, clique em Meu Computador ou Este Computador;
4. Agora, com o botão direito do mouse, clique sobre Unidade USB. No menu que surgir, vá em Formatar…;
5. Em Sistema de arquivos, escolhe a opção FAT32 (Padrão);
6. Desmarque a caixa ao lado da opção Formatação Rápida;
7. Conclua em Iniciar e, na caixa de confirmação que abrir, vá em OK;
8. Aguarde o processo ser concluído. Isso deve levar alguns minutos;
9. Quando terminar, vá novamente à janela do Explorador de arquivos, clique novamente com o botão direito do mouse sobre a Unidade USB. No menu que abrir, clique em Propriedade;
10. Na janela Propriedades de Unidade USB, selecione a aba ReadyBoost;
11. Clique em Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost e conclua em OK.
Por fim, reinicie o PC e mantenha o pendrive ou cartão USB conectado ao dispositivo.
10. Use um programa de gerenciamento
Esse também é um recurso que só deve ser útil em computadores antigos e com pouca memória RAM disponível. O RAMBooster é um dos otimizadores mais conhecidos do gênero, capaz de gerenciar e liberar RAM em apenas um clique.
É só baixar, instalar e clicar em Optimize. Se quiser, pode personalizar o nível de otimização em Edit → Options.
AppGeek recomenda: