Programas para formatar pen drive permitem liberar espaço, otimizar o desempenho do periférico, assim como corrigir possíveis erros. Confira abaixo os 8 melhores formatadores disponíveis para Windows.
1. Rufus
Disponível em português, o Rufus permite formatar o pen drive nos sistemas de arquivo FAT32, NTFS e exFAT. Também é possível escolher entre vários tamanhos de cluster e procurar por blocos defeituosos.
O app oferece ainda recursos para tornar o pen drive bootável, além de criar mídia para executar o flash da BIOS, firmwares ou programas em linguagem de baixo nível. Os desenvolvedores prometem que o software é duas vezes mais rápido que os concorrentes.
- Rufus (grátis): Windows 10, 8 e 7
2. USB Disk Storage Format Tool
Desenvolvido pela Authorsoft, o USB Disk Storage Format Tool é simples de usar, por ser voltado especificamente para a formatação de pen drives. O programa permite escolher entre os sistemas de arquivo FAT, FAT32, exFAT e NTFS. Se optar pelo FAT32, poderá criar uma partição com volume superior a 32 GB.
O aplicativo promete corrigir erros de leitura e blocos defeituosos, caso haja algum. Além de remover qualquer rastro de softwares maliciosos. O usuário também consegue alterar o rótulo de volume, que, nada mais é, do que mudar o nome do dispositivo.
- USB Disk Storage Format Tool (grátis): Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP
3. Kingston Format Utility
O Kingston Format Utility é o programa desenvolvido pela fabricante Kingston especialmente para formatar os pen drives da marca. Segundo a empresa, o aplicativo é a melhor solução para obter o desempenho desejado em seus dispositivos.
O software promete corrigir problemas, como o não reconhecimento do dispositivo, avisos de erro ou dificuldade para encontrar algum arquivo. O usuário não tem à disposição recursos de configuração. Em geral, o pen drive é reconhecido automaticamente e o FAT é a única opção de sistema de arquivos existente.
- Kingston Format Utility (grátis): Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP
4. HP USB Disk Storage Format Tool
Apesar do nome, a HP USB Disk Storage Format Tool é uma ferramenta compatível com pen drives de várias marcas. Considerado um dos mais fáceis de usar, permite formatar os dispositivos nos sistemas de arquivo FAT, FAT32 e NTFS.
No Windows, possibilita a formatação de unidades flash com 64 GB ou mais em FAT32. O programa oferece ainda a opção de criar um disco de inicialização. Para que funcione perfeitamente, é preciso que acesse o app com privilégios de administrador do sistema.
- HP USB Disk Storage Format Tool (grátis): Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP
5. Novirusthanks Drive Formatter
O Novirusthanks Drive Formatter oferece a opção de formatar o pen drive nos sistemas NTFS, FAT, FAT32 e exFAT. O usuário pode optar se quer uma formatação rápida ou avançada. De acordo com os desenvolvedores, nem mesmo programas especializados são capazes de recuperar o que foi deletado.
O aplicativo permite ainda checar a integridade do disco e corrigir erros, procurar por blocos problemáticos, entre outros problemas. Fácil de usar, a solução também é compatível com HD, HD externo, entre outras unidades de armazenamento.
- Novirusthanks Drive Formatter (grátis): Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP
6. Martik USB Disk Formatter
O Martik USB Disk Formatter é um mais uma alternativa gratuita de aplicativo para formatar pen drive nos sistemas de arquivo FAT, FAT32 ou NTFS.O formato NTFS oferece a opção de compressão de volume.
O programa tem uma interface simples e fácil de usar e permite alterar o nome do dispositivo. Vale ressaltar que só é possível executá-lo com as permissões de administrador do sistema.
- Martik USB Disk Formatter (grátis): Windows 10, 8 e 7
7. IM-Magic Partition Resizer Free
O IM-Magic Partition Resizer Free é compatível não apenas com pen drives, mas também com o HDs interno e externo e SSDs. Além da formatação do disco, permite expandir, encolher ou mesclar partições sem destruir os dados.
Para formatar, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a unidade e optar por Format Partition. É possível escolher pelos sistemas de arquivo NTFS ou FAT32, assim como mudar o nome do pen drive e selecionar o tamanho do cluster.
O software funciona mesmo em pen drives protegidos.
- IM-Magic Partition Resizer Free (grátis): Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP
8. Sem baixar nada
O Windows oferece ferramentas nativas que permitem formatar um pen drive sem precisar baixar qualquer app. Se preferir, pode recorrer a uma dessas opções:
Ferramenta de formatação do Explorador de Arquivos
1. Com o pen drive inserido no PC, aperte as teclas Windows (com o logo do sistema) e E;
2. Em seguida, clique em Meu Computador ou Este Computador;
3. Agora, com o botão direito do mouse, clique sobre Unidade USB. No menu que surgir, vá em Formatar…;
4. Em Sistema de arquivos, escolha entre NTFS, FAT (Padrão) ou exFAT;
5. Desmarque a caixa ao lado da opção Formatação Rápida, se quiser a restauração completa do pen drive;
6. Conclua em Iniciar e, na caixa de confirmação que abrir, vá em OK.
Aguarde o processo ser concluído. Isso deve levar alguns minutos.
Gerenciador de disco
1. Com o pen drive inserido no PC, pressione ao mesmo tempo as teclas com o ícone do Windows e X;
2. No menu que abrir, opte por Gerenciamento de Disco;
3. Na janela que abrir, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade D, que é o pen drive. Em seguida, opte por Formatar;
4. Escolha o sistema de arquivo desejado (NTFS, FAT32 ou exFAT) e o volume. Desmarque a caixa ao lado Executar uma formatação rápida;
- Em Rótulo do volume, é possível alterar o nome do pen drive, caso queira.
5. Confirme em OK.Na caixa de confirmação que abrir, vá novamente em OK.
NTFS, FAT32 ou exFAT: qual devo escolher?
Quem não tem experiência em formatar pen drive, deve ficar na dúvida em qual tipo de sistema de arquivo deve escolher. Confira abaixo a diferença entre eles e entenda qual é o melhor para cada situação.
FAT/ FAT32:
- Lançamento: Windows 95;
- Compatível com outros sistemas operacionais, como Linux e macOS;
- Suporta arquivos com, no máximo, 4 GB e partições com até 8 TB;
- Mais rápido e ocupa menos espaço.
exFAT:
- Lançamento: Windows XP;
- Compatível com o Windows e com macOS 10.6. No Linux, é preciso ter um driver apropriado;
- Não limita tamanho de arquivo ou partições;
- Pequeno e rápido;
- Permite restaurar arquivos excluídos do sistema exFAT;
- Ajuda a recuperar dados de pen drives, HD externo, disco rígido, etc.
NTSF:
- Lançamento: Windows NT;
- Compatível com o Windows e apenas para leitura no macOS e Linux;
- Não limita tamanho de arquivo ou partições;
- Oferece opções de configuração como permissões de arquivos, criptografia, limite de cota de disco de até 2 TB, entre outros;
- Permite compactar arquivos, pastas ou mesmo toda a unidade.
- Mais indicado para unidades de disco não removíveis, uma vez que é mais lento e pesado.
AppGeek recomenda: