Como saber se fui bloqueado no WhatsApp em 2024


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Quem nunca ficou com aquela dúvida: “Será que fui bloqueado no WhatsApp?”. Oficialmente, o app de mensagens não mostra quando alguém te bloqueou, para preservar a privacidade dos usuários.

Mas é possível tentar descobrir se um contato não quer mais papo com você através de seis simples dicas. Confira!

Mensagens nunca são entregues

Um dos primeiros sinais de alerta é perceber que todas as mensagens que envia não estão chegando ao contato. Nesse caso, será exibido apenas com um tique cinza e não dois, indicando que foi enviada, mas não recebida.

Entenda o que significam os “tiques”:

  • um tique whatsapp Mensagem enviada;
  • dois tiques cinzas do WhatsApp Mensagem recebida no celular do contato;
  • dois tiques azuis do WhatsApp Mensagem lida (alguns usuários desativam essa opção e os contatos não conseguem ver quando a mensagem foi lida).

Atenção: esse fator só deve ser considerado se ocorrer depois de várias tentativas ou seguir por dias após o envio. Afinal, a pessoa pode estar sem internet ou com o telefone desligado e, assim, não teria mesmo como receber o recado.

A foto de perfil sumiu

Conversa do WhatsApp em que foto de perfil do usuário não é exibida

Se a foto de perfil do contato desaparecer, fique atento. Quando alguém é bloqueado, vê apenas a imagem padrão do app, como se não tivesse sido adicionada qualquer fotografia.

Claro, é possível que o usuário tenha removido a foto e não trocado por outra. Mas se a isso forem somados outros indícios listados por aqui, é bem provável que o bloqueio tenha acontecido.

Visto por último desapareceu

Conversa do WhatsApp com destaque para o recurso Visto por último

Não consegue ver a última vez que alguém acessou o WhatsApp nem ver se ela está online? Temos então mais um alerta.

Vale lembrar que os usuários do WhatsApp podem optar por ocultar as informações de Visto por último e sobre quando estão online nas configurações do aplicativo. Mais uma vez, é importante considerar outros fatores que indiquem um possível bloqueio.

Não consegue fazer chamadas

Outra forma de tentar descobrir se foi bloqueado é fazer uma chamada para a pessoa de quem suspeita. O WhatsApp simplesmente não entrega as chamadas de voz e vídeo de contatos que foram bloqueados.

Por mais que no seu aparelho pareça que a ligação está sendo feita normalmente, o usuário jamais a receberá.

Antes de chegar a uma conclusão precipitada, tente ligar mais de uma vez, em momentos diferentes do dia. Afinal, o sujeito pode estar sem acesso à internet ou com o celular desligado.

Não pode ver os Status

Alguém sempre postava no Status e do nada parou com as publicações? Esse pode ser mais um sinal de bloqueio. O WhatsApp não exibe os posts para quem a pessoa deu block.

Na dúvida, vale perguntar a um amigo em comum se o usuário continua postando usualmente ou não.

Não é possível adicionar o contato a um novo grupo

Dados de grupo do WhatsApp

O WhatsApp não permite adicionar alguém que te bloqueou em um novo grupo. Por isso, se, ao convidar uma pessoa e ela não aparecer entre os membros, você provavelmente foi bloqueado.

Se não sabe como criar um grupo, basta seguir os passos abaixo.

  • Android: ícone de três pontinhos (canto superior direito → Novo grupo → selecione o contato → seta verde → Dê um nome ao grupo → toque no ícone de check ✔.
  • iPhone: Novo grupo → selecione o contato → Avançar → Dê um nome ao grupo → Criar.

Depois, abra a janela de conversa e toque sobre o nome do grupo. Role a tela que abrir até a seção Participantes para checar se o usuário foi ou não adicionado.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.