Monitorar a temperatura do PC pode ser fundamental para evitar superaquecimento do processador (CPU) e da Unidade de Processamento Gráfico (GPU). Caso contrário, o computador pode apresentar travamentos, desligar sozinho, entre outras consequências.
Para garantir um bom desempenho do dispositivo e evitar danos futuros, o AppGeek mostra como de ver a temperatura do PC. Confira ainda qual a temperatura ideal para diferentes componentes do hardware e como agir em caso de excesso de calor.
Como ver a temperatura do PC
O HWMonitor é um gerenciador que permite verificar a temperatura da GPU e da CPU em graus celsius (ºC) e fahrenheit (ºF). O programa informa a temperatura geral e de cada núcleo do processador. Há uma versão gratuita e outra .zip do aplicativo, que não requer instalação na máquina.
1. Faça o download da versão gratuita .zip do HWMonitor em seu computador;
2. Abra o arquivo compatível com a arquitetura de seu PC. Por ser um arquivo .zip, é preciso ter um programa para descompactar arquivos instalado na máquina, como o Winzip, Winrar ou o 7Zip, por exemplo
- Caso não saiba se seu sistema operacional tem uma versão 32 bits ou 64 bits, siga o caminho: ícone do Windows → Configurações → Sistema → Sobre. Role a tela e, na seção, Especificações do dispositivo, conseguirá ver a informação em Tipo de sistema.
3. Automaticamente, o app irá rodar e apurar informações em tempo real sobre diferentes peças do aparelho. Basta clicar sobre o ícone de + ao lado do item para visualizar os dados. Entre eles, estão:
- Temperaturas máximas e mínimas da GPU e da CPU (geral e por núcleo);
- Utilização de cada núcleo do processador;
- Velocidade de clock;
- Desempenho da bateria;
- Consumo da memória do sistema.
Outras opções de programas
O HWMonitor é uma das ferramentas mais leves e completas para monitorar a temperatura do seu computador. Mas há opções que oferecem com o foco apenas na CPU ou com uma interface mais amigável, por exemplo. Reunimos outras boas alternativas para quem quiser conferir.
- Core Temp:
O Core Temp é uma das melhores soluções para quem deseja obter dados do processador. O programa exibe informações em tempo real e indica a temperatura por núcleos. Os valores também são mostrados na barra de tarefas do Windows. Essa espécie de atalho torna desnecessário abrir o app para checar os dados.
Sugerimos que fique atento no momento da instalação. Gratuito, o software tenta embutir programas parceiros. Portanto, desmarque as caixas referentes a esse tipo de autorização.
- NZXT Cam:
Dentre os programas do gênero, o NZXT Cam é um dos que oferece uma interface mais moderna e agradável. Apesar de ter sido criado para produtos da marca NZXT, é compatível com hardware de outras fabricantes.
A aplicação é uma boa opção para quem não precisa de dados aprofundados e preza pelo visual. Além da temperatura do CPU e da GPU, informa velocidade de clock e do cooler, tudo em tempo real.
Não consigo ver a temperatura do processador. Por quê?
Se um ou alguns dos programas acima não detectar a temperatura dos componentes do seu computador, é possível que:
- Tenha usado uma versão antiga do programa. Alguns softwares não conseguem fazer a leitura quando estão desatualizados;
- Sua CPU seja muito antiga. Nesses casos, pode ser que o programa usado não tenha compatibilidade com ela.
Como ver a temperatura do PC pela BIOS
BIOS é uma sigla em inglês para Sistema Básico de Entrada/Saída. O termo se refere ao programa responsável por inicializar e encerrar o hardware quando o sistema é ligado e desligado.
Esse software é capaz de informar a temperatura do processador sem precisar baixar ou instalar qualquer programa terceiro. O único porém é que, para acessá-lo, é necessário reiniciar o computador e, consequentemente, encerrar tudo o que está fazendo.
Além disso, o recurso não permite fazer um acompanhamento constante e em tempo real. Se, ainda assim, quiser ver a temperatura do processador pela BIOS, reinicie a máquina e pressione a tecla Delete, F1 ou F2.
Caso não consiga acessar a BIOS dessa forma, é possível que seu PC use o software UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). É provável que só consiga acessar a solução através do caminho ícone do Windows → Ligar/ Desligar. Então, mantenha a tecla Shift pressionada e clique em Reiniciar.
Em seguida, vá em Resolução de problemas → Configurações avançadas → Configurações de UEFI Firmware → Reiniciar. Independente se for a BIOS ou UEFI, encontrará a temperatura do processador em PC Health Status ou System Hardware Monitor.
Qual a temperatura ideal para o PC?
De acordo com a empresa de soluções de segurança Panda Security, o ideal é que o processador seja mantido a uma temperatura inferior a 60 ºC. Assim, o usuário consegue uma boa performance sem risco de danos para a máquina.
Se o hardware atingir entre 60 ºC e 80 ºC, é possível que o computador esteja precisando de uma limpeza. Caso alcance 90 ºC ou mais, tenha atenção, o excesso de calor pode prejudicar o seu aparelho.
No caso da Unidade de Processamento Gráfico (GPU), o site especializado WePC informa que o esperado é que a temperatura não passe dos 85 ºC enquanto se estiver jogando. O limite para evitar danos seriam os 95 ºC.
Como as temperaturas altas afetam o PC
Um computador superaquecido que continua sendo usado por períodos prolongados pode apresentar, como primeiro impacto, lentidão. Isso acontece porque quando o processador atinge 90 ºC ou mais, tenta reduzir a geração de calor extra.
Segundo a empresa de softwares de segurança AVG, a CPU pode acelerar, indo de 3 GHz para 800 MHz, por exemplo, resultando em perda de desempenho. Em alguns casos, deverá até mesmo desligar, a fim de evitar possíveis danos no equipamento.
Mas não é só. O WePC informa que, apesar de não haver estudos seguros sobre o assunto, acredita-se que altas temperaturas são capazes de distorcer o material do hardware. O que resultaria na diminuição de sua vida útil.
Dicas para diminuir a temperatura do PC
Mediu a temperatura de seu PC e notou que está acima do esperado? Saiba que é possível amenizar a situação através de simples medidas.
- Melhore o fluxo de ar do computador, principalmente se for um notebook. Isso significa usá-lo em uma superfície lisa e firme, como uma mesa ou suporte. Evite locais como colo, cama, tapete etc.
- Limpe o computador regularmente para evitar o acúmulo de poeira e sujeira no cooler. A maioria dos especialistas sugere o uso de spray de ar comprimido;
- Coloque o PC em um ambiente frio. A troca com o ar externo ajuda a dissipar o calor;
- Muitas vezes, o problema pode ser resolvido ao remover a camada antiga da pasta térmica e aplicar uma nova na CPU e nos dissipadores de calor. Se não tiver segurança para fazer isso sozinho, procure ajuda profissional;
- Mantenha seu antivírus em dia. Há alguns malwares que acabam exigindo muito do processador, levando ao superaquecimento. Portanto, previna-se;
- Caso tenha feito alterações do estilo overclock, que buscam forçar um componente a rodar em uma frequência acima do estabelecido pela fabricante, aconselha-se que as desfaça;
- Se nada resolver, talvez esteja na hora de substituir seu cooler.
AppGeek recomenda: